terça-feira, 3 de agosto de 2010

QUANTO VALE UMA VIDA?

Você pode visualizar este texto diretamente no site do jornal A Gazeta, onde temos uma coluna. Acesse: http://www.jornalagazeta-ap.com/index/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=67

Para alguns médicos em Belém e em Fortaleza, uma vida vale pouco mais de mil reais, segundo a reportagem que o Fantástico mostrou no último domingo. Segundo o programa da Globo, a indústria do aborto já alcançou mais de 5 milhões de mulheres em todo o Brasil. Ainda segundo uma pesquisa mostrada no mesmo programa, o procedimento cirúrgico que carece de internação mais realizado pelo SUS no Brasil entre 1995 e 2007 é o de finalização do processo de abortamento. O Fantástico mostrou que, apesar de ser crime, o aborto por qualquer motivo é praticado livremente por médicos e clínicas em todo o Brasil. E pasmem: policiais militares, em Belém, fazem a segurança de uma das clínicas que pratica o crime.
Que o aborto é feito em todo o Brasil, mesmo que de forma clandestina e contra a lei, todos sabemos. Porém, o que mais me chamou a atenção é a frieza como o procedimento é tratado pelas pessoas que oferecem o tal serviço de abortamento. Médicos que estudaram para zelar pela vida, realizam indistintamente milhares de abortos todos os anos, movidos certamente pela ganância ao dinheiro A reportagem mostrou a frieza e a naturalidade com que o cardápio de preços é mostrado de acordo com cada procedimento para interromper a gravidez. Em outras palavras, a vida humana já tem até preço de tabela e vale pouco mais de mil reais. Em alguns lugares, até menos.
A fé crista diz que a vida não tem preço. Ela fala que cada ser humano é muito valioso para Deus. Ainda de acordo com o que a fé cristã crê, o ser humano recebe o sopro da vida, aquele mesmo que Adão e Eva receberam, já no momento da fecundação. Assim, o ser humano começa a existir quando o espermatozóide encontra um óvulo e o fecunda. Assim, para os cristãos, em momento algum da gravidez o aborto é aceito porque, desde o primeiro segundo da fecundação até o momento do parto, já existe um ser humano na barriga da mulher. Por isso, dizemos que a vida não tem preço e precisa ser protegida. A Bíblia traz inúmeros exemplos apontando que, já no ventre de sua mãe, mesmo que um ser, uma substância ainda sem forma, Deus já conhece aquele ser que foi gerado e este mesmo Deus quer que esta criança venha ao mundo. No caso de João Batista, o Espírito Santo já estava com ele no ventre de sua mãe. Sem contar que vemos no Antigo Testamento Deus pedindo aos israelitas para que cuidassem da vida do próximo. Deus expressa isso através do quinto mandamento: "não mataras".
Se você está grávida, zele pela vida do ser que está dentro de você. Mesmo que a gravidez seja, digamos assim, indesejada, há uma vida no seu útero. Um ser humano está ali, inocente, querendo vir ao mundo. O milagre da vida aconteceu com você. Aquele ser humano que já está ali não tem culpa de nada e merece ser protegido de todas as formas possíveis. Para nós cristãos, abortar, mesmo que com poucas semanas de gestação, é o mesmo que tirar a vida de uma criança com dois, três ou dez anos. Consideramos o aborto um assassinato assim como o é tirar a vida de um ser humano em qualquer idade de vida. A gravidez não é culpa do feto, mas sim de quem o gerou. Assim, não é justo que este mesmo feto pague pelas conseqüências dos outros.
A vida não tem preço e pertence a Deus. Se ele nos concedeu, não nos compete tirá-la, mas sim preservá-la e promovê-la. Cristo é o Senhor da vida. Com ele, apesar dos erros que cometemos em nossas vidas, podemos ter perdão e direção certa para tomarmos as decisões éticas de uma maneira acertada. Diga conosco não ao aborto e sim à vida. Sim ao milagre da criação. Sim à valorização do maior presente dado por Deus ao ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário