segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vida eterna



Mc10. 17-22 
Tema: vida eterna
Verso 17: Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
O que você faria para conseguir a vida eterna?  Qual é o sacrifício que faria para obter a vida eterna? Doaria  todos os teus bens para os pobres. Viveria uma vida de reclusão e abstenção de todos os prazeres. Cumpriria 100% os mandamentos de Deus. Faria romarias debaixo de um calor infernal (Círio de Macapá e Belém...)  para agradar um santo e assim obter o favor de Deus.  Enfim, o que você faria para ganhar a vida eterna?
            Esta pergunta angustia, deprime, apavora, incomoda e tira o sono de  milhões e milhões de pessoas. O que devo fazer para consegui a  vida eterna?  A ciência sonha em conseguir a formula da vida eterna, mas o máximo que ela consegue é prolongar esta mísera existência. A ciência nunca poderá dar a vida eterna.  
            Esta mesma pergunta estava angustiando  um jovem que se dirigiu a Jesus. Os evangelistas Mateus e Lucas  acrescentam  que  era um jovem   importante e rico.  Esse jovem possuía “tudo”, mas lhe faltava a riqueza mais importante de um ser humano:  a vida eterna. Muitas pessoas são como aquele jovem possuem  tudo o que alguém pode sonhar viagens no exterior, uma bela mansão, uma bela família, um belo emprego, um casal de cachorro de pedigree ( raça)  saúde, status, festas...mas  mesmo assim são pessoas que vivem angustiadas, vazias pois lhe falta o principal, e que dá sentido a todo o resto -  a vida eterna.
            Esse jovem chega a Jesus pensando que  através de uma vida virtuosa poderá conquistar a vida eterna. A confiança desse jovem estava em sua  lista de  realizações morais.  A segurança desse jovem para obter a vida eterna estava nas suas obras da justiça.
            “ Afinal. Sou um cara bom. Não mato, não cometo adultério, não roubo, não dou falso testemunho contra ninguém, não tiro nada dos outros, respeito meu pai e minha mãe, eu mereço a vida eterno, eu mereço a salvação”.
            Não é assim que a maioria das pessoas pensa.  Quase todas as pessoas pensam que através de uma observação externa dos mandamentos elas merecem a vida eterna.  São pessoas envolvidas  num orgulho farisaico.  São pessoas que externamente cumprem os mandamentos. São pessoas que acham que serão aceitos por Deus no ultimo dia por causa dessa justiça própria, justiça humana,  que a bíblia chama de trapos de imundícia, fralda suja de bebe.
            Jesus havia notado que este jovem estava totalmente satisfeito com sua honradez externa, vista pelas pessoas. Pessoas dessa mentalidade, quando vivem tão descansadas em sua auto-justiça, em suas obras, sempre precisam ser lembradas do cumprimento total e perfeito da lei de Deus. Somente quando a pessoa enxerga através da lei que não consegue cumprir os mandamentos de Deus de forma perfeita, que é pecador, que está perdido e condenado por causa dos seus pecados, poderá   haver arrependimento e assim poderá ser salvo.
            Jesus aponta para a ferida desse jovem  em não cumprir os mandamentos. Jesus olhou para ele com amor e disse.
            - “ Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.”
            O amor desse jovem  pelas riquezas e sua recusa em abandoná-las e seguir a Jesus mostra que ele quebrou o grande mandamento da lei. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força."
            Jesus mostrou a ferida para este jovem -  o amor ao dinheiro o impossibilitava de amar a Deus. Esse jovem não havia cumprido o principal dos mandamentos, o primeiro mandamento. Por amar as riquezas mais que Deus esse jovem retirou- se triste da presença de Jesus.
            O evangelho de hoje nos quer  ensinar que o ser humano por meio da sua justiça, a justiça moral não consegue de maneira alguma obter a vida eterna. Através da lei de Deus podemos até cumprir externamente os mandamentos da 2º tabua, mas é impossível para o ser humano caído por suas próprias forças cumprir os mandamentos da 1º tabua que pedem o amor, confiança e fé em Deus acima de todas as coisas. Os Mandamentos são  um espelho que nos mostram nossa podridão, nossa feiúra, nossos pecados. Os mandamentos nos mostram que nós seres humanos estamos doente, somos pecadores e o  quanto precisamos do remédio para curar nossos pecados- esse remédio  é Jesus Cristo- através da sua obra redentora na cruz do calvário  temos perdão, vida e salvação. Através da fé em Cristo, o Espírito nos capacita mesmo de maneira imperfeita, a cumprirmos os mandamentos de Deus. O que é impossível para o ser humano que é amar, confiar e ter fé em Deus, Deus mesmo realiza em nossos corações através do Espírito Santo que vive nos cristãos.
            O apostolo Paulo  antes da sua conversão era um jovem parecido com o jovem do evangelho de  hoje. Acreditava que através da observância da lei Deus o iria justificar, salvar e assim ganharia  a vida eterna. Até que um dia ele caiu por graça de Deus da sua justiça própria e conheceu a Cristo. E ele deve uma mudança radical na sua mentalidade, diz ele em Filipenses que por causa de Cristo considera o passado, sua justiça própria, como lixo, esterco para ganhar uma justiça perfeita e melhor que é a justiça que nos é dado pela fé em Jesus  Cristo. Paulo nos diz: “Eu já não procura mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé”.  
            Já que é impossível o ser humano através da obediência a lei, das obras, da justiça moral obter a vida eterna, a pergunta que fica como então obtemos a vida eterna? A pergunta está errada, a pergunta não deve ser centrada no ser humano, no que ele faz para ganhar a vida, mas sim em Deus, o que Deus fez e faz para dar a vida eterna ao ser humano. Então,  a pergunta certa deve ser. O que Deus fez para dar a vida eterna ao ser humano? E a resposta é: Porque o amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Jesus Cristo para que todo aquele que nele Crê não morra, mas tenha a vida eterna e- Quem crê no filho Jesus Cristo tem a vida eterna- eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas jê passou da morte para a vida.
            A vida eterna é um presente que Deus dá ao ser humano gratuitamente por meio de Jesus Cristo. A vida eterna não é conquistado por nossos esforços, obras, nossos trapos imundos de  justiça, nossos jejuns, nossos romarias num calor infernal. A vida eterna é graça de Deus. A vida eterna é um presente de Deus. E o que é a vida eterna?  A vida eterna é comunhão com Deus, é paz, alegria, perdão, salvação.  Quem crê em Jesus como seu Senhor e Salvador já tem, hoje, agora, neste exato momento a vida eterna morando em seu ser. Quem Tem Jesus tem a vida eterna. Quem tem a vida eterna já passou da morte para a vida.  Quem tem a vida eterna tem um futuro esperançoso e eterno, onde lhe aguarda o paraíso, lá não haverá mais dor, lagrimas, perdas, despedidas, pois todas essas coisas passaram.
            O que eu faço para ganhar a vida eterna?.... Nada, absolutamente nada porque Deus já fez tudo por você na cruz do calvário para te dar a vida eterna. Arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e a vida eterna habitara em você. Em nome de Jesus, a fonte da vida eterna. Amém.
Anderson Rodrigo Henn    Macapá- AP 13/10/2012         

Nenhum comentário:

Postar um comentário