terça-feira, 9 de outubro de 2012

Divórcio e Casamento



Marcos 10.2-16
Tema: Divórcio e  casamento
Falarmos em permanecer juntos, fiéis um ao outro até  que a morte os separe, nos dias atuais, parece ser cada vez mais difícil. O individualismo, a banalização da família, o egoísmo, o materialismo, consumismo, o sexo antes do casamento,  promiscuidade,  tudo isso trabalho contra o propósito de Deus para o homem e a mulher de viverem juntos felizes no casamento até que a morte os separe.  As estatísticas em todo o mundo apontam para um crescente número de divórcios. Na Inglaterra, por exemplo, o número de casais que se divorcia, após um segundo casamento, ultrapassa aos 50%. Seria este um mal da modernidade? Estamos nós cristãos livres deste problema?
A prova que este não é um mal dos tempos atuais é o próprio texto de Marcos. Já no tempo de Jesus, e mesmo antes dele, no tempo de Moisés, o divórcio se fazia presente nas diferentes sociedades e mesmo no meio do povo de Deus. Nós como povo de Deus não estamos infelizmente, livres deste problema, tampouco as famílias pastorais.. O que  fazer? Podemos nós concordar com o divórcio? Nossa igreja apóia o divórcio? Porque casais se divorciam?
Comecemos por esta última pergunta. Se fizermos um rápido levantamento, veremos que as respostas para esta pergunta poderão ser as seguintes: “acabou o amor”, incompatibilidade de gênios”, “ele/ela não me entende”, “ele/ela mudou muito”, etc. Seriam estas as verdadeiras razões para que os divórcios aconteçam? Haveria, porventura, uma razão maior, mais forte e real para que os divórcios aconteçam?
Analisemos o texto de Mt 10.2-12. Neste texto, alguns fariseus queriam pôr Jesus a prova e por isso o “experimentaram” sobre a possibilidade ou não de haver divórcios.  (Vale lembrar que havia em Israel um  grupo de estudiosos que acreditava que o divórcio poderia ser requerido sob qualquer motiv, e outro grupo que acreditava que somente em caso de adultério. Os dois grupos só abriam a possibilidade do homem dar carta de divórcio. Em hipótese alguma a mulher tinha este direito).
Jesus se reporta a dois  ensinamentos do Antigo Testamento. Em primeiro lugar ao fato de que Moisés havia permitido dar carta de divórcio em caso de adultério. Ao mesmo tempo Jesus  chama a atenção dos fariseus que havia no AT um outro ensinamento, mais importante do que o divórcio: a instituição do casamento (vers. 6-9- Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher. Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa”. Assim, já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu  ). Jesus aponta que o divórcio foi apenas uma permissão, uma exceção a regra que é o casamento. A queda do ser humano em pecado afetou  tudo, também o casamento, mas  acima tudo a vontade de Deus sempre foi e sempre será o casamento indissolúvel, enquanto ambos viverem.
O Salvador chama a atenção  que a exceção do divórcio foi permitida por Deus em algumas situações, não para que se tornasse regra ou uma possibilidade que está sempre diante de nós. Mas foi permitida, em alguns casos, visando auxiliar o ser humano que se deixa levar pelo pecado, que no momento não tem forças para resistir e reconciliar-se, reiniciar de novo sua vida matrimonial. Deus permite esta possibilidade para que um casal que está se deixando dominar pelo pecado, talvez não caia em mais pecados ainda permanecendo juntos e destruindo-se mutuamente.
Contudo, assim como alguns podem pecar ainda mais se continuarem juntos, assim também a separação não é meramente por incompatibilidade, incompreensão, falta de amor, mas sim, com já foi dito, pelo domínio do pecado em suas vidas, que chegou ao ponto de não conseguir conviver com alguém livremente escolhido e a quem prometeu, perante Deus, de viver ao seu lado durante toda a vida. Sendo assim, o divórcio é pecado. Pecado que pode levar a condenação eterna, se não houver arrependimento sincero.
Assim como divórcio é pecado , também é pecado  o iniciar  um casamento  mesmo já antevendo  a possibilidade  de um divórcio, como também é pecado acreditar que o divórcio é uma possibilidade ao qual qualquer um pode recorrer livremente ou eu poderia desejar para alguma outra pessoa.
Assim como outros pecados, o divórcio também é perdoado por Deus quando confessado e solicitado o perdão,  ao mesmo tempo que se pede perdão para o ex-conjuge.
Se até agora falamos apenas em separação e divórcio, muito mais devemos falar em casamento e continuidade do mesmo. Talvez muitos se separem por que não “investem” no casamento tudo que poderiam.
            Todos os dias vemos pessoas fazendo enormes sacrifícios para comprar uma casa, para comprar um carro, para cursar uma faculdade, fazer mestrado e outros tantos motivos. Se dedicassem o mesmo esforço para manterem  a vida matrimonial através de uma renovação no amor, tentando ver o que o outro precisa, buscando agradar o conjuge, buscando resolver os problemas de forma correta, recorrendo a conselheiros idôneos, capacitados, recorrendo ao pastor, a casais com maior experiência, mais casais encontrarão apoio e forças para seu matrimônio. Acima de tudo, mais casais poderão ser felizes.
            A vontade de Deus é que o homem e mulher sejam  felizes no seu casamento. A vontade de Deus é que o casamento seja uma pequena amostra antecipada do céu .  Mesmo depois da queda Deus continua abençoando o matrimonio. É Deus quem institui o casamento. É Deus quem une homem e mulher no casamento criando  o milagre do amor conjugal no coraação de um homem e mulher. O amor de um homem e mulher é o vinculo mais forte do que aquele que existe entre pais e filhos. “ Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se une aà sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Trata-se da união de duas metades que se completam é  como que coladas, formam uma unidade completa.
            Homem e mulher, mesmo imperfeitos, sim, pecadores, como discípulos de Jesus, seguem o mestre; olham para a cruz. Na cruz eles  vivem, respiram e caminham sob o perdão de Cristo, e neste perdão dado através da Palavra e Santa Ceia são capacitados a perdoarem os erros um do outro, amparam-se e ajudam- se mutuamente para que possam viver juntos e serem felizes até que a morte os separe.       
            E aqueles que tiverem a infelicidade de passarem por uma separação ou divorcia, Deus em sua graça os perdoa e quer curar suas  cicatrizes da alma e restaurar suas vidas.  Pois Deus não rejeita um coração que lamenta e chora pelos seus pecados e dores.
            Em nome de Jesus que honra o casamento e  que nos diz em sua Palavra em Hebreus 13.4 “que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e esposas sejam fiéis um ao outro.” Amém

Adaptado         Culto 06/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário