sexta-feira, 11 de março de 2011

União Juvenil Cristo para Todos participa de Congresso Jovem

A União Juvenil Cristo para Todos viajou ao Pará no feriadão de Carnaval para participar do XVI Congresso Distrital de Jovens Luteranos do Distrito Juvenil Pará Norte. O tema do Congresso foi "O jovem comunica vida". Cerca de 90 jovens de mais de 5 cidades da região nordeste paraense prestigiaram o evento, organizado pela Congregação Luterana da cidade de Tomé Açu.

Embarque em Macapá

Pela primeira vez em suas vidas, os 5 adolescentes de nossa união juvenial (UJ) viajaram de avião. Foi uma experiência inesquecível e que deixou a todos com muita ansiedade. Abaixo você os pode ver com os cartões em mãos, prontos para o embarque:
Kilner, Vinícius, Érick, Jéssica e Léo de boné amarelo: alegria em viajar de avião, ainda mais para um evento da igreja!
Já na pista do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, de Macapá, o deslumbre foi grande ao poder chegar perto de aeronaves antes vistas apenas na televisão. A empresa que nos levou foi a TAM. Nosso voo levou apenas 40 min até à capital do Pará, Belém:
Em Macapá, o embarque é feito direito na pista, enquanto o novo aeroporto não fica pronto.
Em Belém, carona com os jovens do Mendara

Os irmãos da UJ Concórdia foram gentis e nos cederam carona no ônibus que fretaram para a ida a Tomé Açu, cobrando-nos apenas metade do preço, como forma de incentivo aos nossos jovens, que iam pela primeira vez a um Congresso Distrital. A animação da gelera do bairro Marambaia, de Belém, contagiou nossos jovens, que puderam sentir o gostinho de fazer parte da Juventude Luterana:
Léo com a "tia" Aline, esposa do pastor, aguardando a chegada do ônibus
Buzão que nos levou a Tomé Açu
Alegria tomou conta da viagem de 5 horas até Tomé Açu!
Viagem longa, porém valeu a pena!

Nosso deslocamento até Tomé demorou cerca de 5 horas, entre estradas e travessia de balsa (veja na foto abaixo). Porém, valeu a pena, pois fomos muito bem recebidos pelos irmãos que organizaram o Congresso!

A travessia, que demora cerca de 1/2 hora, dá-se na localidade de Bujaru e é sobre o rio Guajará, que segue seu rumo e deságua em Belém.
Viagem no meio da madrugada e romper da manhã judiou um pouco dos jovens...
... mas a ÓTIMA recepção que tivemos compensou qualquer cansaço da viagem! :)
O jovem comunica vida!

O tema do Congresso foi dividido entre oficinas, devoções, reflexões, orações e o culto. Cada UJ ficou responsável por uma parte do Congresso. Abaixo nas fotos, você acompanha o desenrolar de cada parte do Congresso, que foi uma bênção na vida física e espiritual de cada jovem:
Oficina bíblica sendo ministrada pelo pastor e jovens da Congregação Concórdia, de Belém
No sábado à noite, houve um luau de músicas cristãs, com brincadeiras de quebra-gelo e integração entre os quase 100 jovens presentes ao Congresso!
No domingo pela manhã aconteceu o culto com Santa Ceia, onde o pregador foi o pastor de nossa Congregação. O culto foi presidido pelo pastor local Rev. Marjon da Silva.
Várias UJ's cantaram durante o Congresso, como no caso desta foto, onde a UJ de Tomé Açu cantou a música composta por um de seus jovens especialmente para o Congresso.
O Congresso teve sequência com mais oficinas bíblicas, deste vez conduzida pelos irmãos da UJ Cristo Salvador, do bairro Guamá em Belém.
A união e entrosamento entre os jovens das várias cidades presentes foi uma marca constante do Congresso. Acima na foto os jovens de Tailândia e Macapá fazem a festa!
Rev. Marjon da Silva e seus jovens de Tomé Açu conduzem momento devocional
Rev. Aílton Krauze, de Tailândia, conduz oficina bíblica, onde buscou mostrar e enfatizar que o Bom Pastor Jesus acolhe as pessoas!

Lazer também faz parte da vida do jovem cristão!

Foi pensando nisso que o pessoal da organização destinou a tarde de segunda para um banho de igarapé, numa associação próxima da Escola Luterana de Tomé Açu. Os jovens puderam se divertir até às 17hs. Foi uma tarde de muito sol e calor, onde pôde-se viver ainda mais a comunhão fraterna entre os irmãos em Cristo:
Galera subindo no caminhão e rumando pro igarapé, distante 3km do local do Congresso
Galera se divertiu bastante!
Houve tempo até para um futebolzinho no meio da tarde!
Chuva causa pequenos transtornos no fim do dia
Uma verdadeira tromba d'água caiu em Tomé Açu, causando alagamento no pavilhão da Escola Luterna e consequente queda de energia por cerca de 3 horas. Mas nada que atrapalhasse o bom andamento das atividades do Congresso. Afinal, Congresso de Jovens sem imprevistos não é Congresso, certo pastor Sérgio?! ;)
Rev. Sérgio Braga, do bairro Guamá em Belém, dando duro para ajudar a escoar o alagamento do pavilhão da Escola.
Jantar de segunda-feira foi servido à luz de velas por falta de energia, que voltou por volta das 20hs, bem em tempo para o Show de Calouros.
Encerramento e hora do "Tchau" a Tomé Açu

Na terça-feira pela manhã, houve a plenária, onde decisões e votações importantes aconteceram. Ficou decidido, mediante votação, que o próximo congresso será sediado pela UJ Concórdia, do bairro Marambaia, em Belém, no ano de 2013, iniciando-se assim, um novo sistema de revezamento e rodízio entre as UJ"s para que cada uma possa sediar um congresso de tempos em tempos. Logo após a sessão plenária, nossa UJ conduziu a devoção final, sob o tema "O Bom Pastor é Adorado", iniciada com a canção "Deus, meu Senhor". Nossos jovens leram uma breve devoção e noss pastor convidou os jovens a adorarem a Jesus com palavras e ações em suas vidas diárias. Encerrou-se a devoção com o hino "Ao único". Logo após, foi encerrado o Congresso com a foto oficial e o hino Juventude Luterana. Veja tudo logo abaixo nas fotos:
Nossos jovens lendo a devoção na terça ao meio-dia, antes do almoço
Encerramento da devoção com o hino "Ao único". O pastor convidou a todos os presentes tanto no palco como no pavilhão a cantarem abraçados, estreitando ainda mais os laços de comunhão.
Foto Oficial
Hino "Juventude Luterana" sendo cantado, para finalizar o Congresso, como é costume em todos os congressos de jovens luteranos que acontecem Brasil afora.

Viu só como os jovens podem se divertir no Carnaval?! Nossos jovens voltaram pra casa, em Macapá, com o ânimo renovado em servir ao SENHOR com alegria, sabendo que podem realizar muito na vinha do Senhor Jesus aqui em Macapá. Ore pela missão destes adolescentes aqui no extremo norte do país. Entre em contato com eles no cristoparatodos.amapa@gmail.com e saiba como você pode ajudá-los nessa missão que é Deus, mas desafio de toda Igreja!
Já de volta a Macapá, estes adolescentes sabem que o desafio de comunicar a  Vida que há em Cristo Jesus apenas começou!

*ajude-nos a fazer este blog: reporte-nos eventuais erros de digitação, formatação e/ou informação no cristoparatodos.amapa@gmail.com - Obrigado! fcJ

7 comentários:

  1. Gostei muito de conhecer os jovens de Macapá, em especial, o Pastor Tiago e a "tia" Aline. Pessoas lindas e muito simpáticas. Muito feliz pela presença de vcs nesse congresso. E que venha o próximo, onde vcs poderão estar conosco para alegria de todos! \o/\o/\o/

    ResponderExcluir
  2. foii maravilhoso receber vc's aki participando com a gente...e a galerinha daki do mendara esta ansiosos para o congresso distrital 2013...contamos com a presença de vc's...^^
    bj's

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom ver os jovens de Macapá participando do congresso.

    Este congresso foi maravilho, espero que eles tbm tenham gostado e que nunca deixem de participar dos nossos encontros.

    Um grande abraço a todos de Macapá!

    ResponderExcluir
  4. Olá irmãos

    É emocionante ver estes jovens "estreiando" em congressos, percorrendo longas distâncias de avião, ônibus, balsa, etc.
    Parabéns pelo trabalho que, à distância, parece crescer cada vez mais!

    Pessoal, vamos sempre orar pelas nossas frentes de missão.

    abraços,

    Marcos Júnior Gude
    Líder Leigo Distrito Espírito Santo Norte

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Que emocionante ver os jovens tão longe em atividades, dando testemunho da sua fé.
    Fiquei emocionada, também, ao ver meu filhão trabalhando com os jovens nas oficinas e no culto.
    Parabéns a todos pelo empenho, pela participção
    Deus continue abençoando vcs e sigam sempre firmes e fortes sempre contando com a graça e o amor de Deus.
    Beijos
    Lígia

    ResponderExcluir
  6. Pessoal! Que legal que vocês fizeram esse esforço!!! Sou vice-presidente do DIJUVASI - Distrito de Jovens do Rio Grande do Sul...Isso é um incentivo enorme para os nossos jovens!!!

    Sempre levando Cristo a todas as nações!

    ResponderExcluir
  7. Fantástico. Vocês são exemplos galera.
    Que Deus abençoe vocês todos os dias. Espero encontra-los em algum congresso pela JELB.

    Fiquem com Deus

    Paulinho
    Sãos e Salvos

    ResponderExcluir