segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cristo para Todos começa a viver período de Advento

Nossa Congregação vive desde ontem, 28.11, mais um período de Advento. Mas os preparativos já começaram cedo no sábado, com uma equipe indo de casa em casa, na vizinhança do templo da Sede, fazer uma panfletagem para convidar crianças para participar do programa de Natal que nossa Congregação irá realizar no dia 22.12 nas dependências da nossa Sede.
Equipe que fez a panfletagem


A receptividade aos membros que participaram da ação foi muito boa e o resultado você confere mais abaixo.
Logo após a panfletagem porta-a-porta, alguns membros seguiram para o interior do município atrás de ramos de pinho, para a confecção da nossa Coroa de Advento. Abaixo você vê o pessoal com a mão na massa:

Anibaldo e nossa presidente Ana com a mão na massa!
 Algumas crianças também ajudaram e puderam sentir o gostinho de participar de um dos símbolos mais importantes do período de Advento:


Natália (E) e Taís (D) se divertiram ao apanhar algumas pinhas para os enfeites de Advento e Natal

Abaixo, a equipe que foi junto com o pastor para realizar a tarefa da "colheita" de ramos de pinho:

Anibaldo, Aline, Natália, Ana e Taís recolhendo material para a Coroa de Advento e enfeites de Natal

No sábado à tarde, foi realizado o primeiro ensaio para a Festa de Natal em nosso templo. Vieram crianças de nossa escola bíblica no bairro Novo Buritizal bem como crianças que foram convidadas na panfletagem realizada pela manhã. Ao todo, 10 crianças aceitaram o nosso convite e vieram participar pela primeira vez de um programa de natal:
Pastor fala para a criançada que vai fazer a Festa de Natal
Ao final do ensaio, a professora Aline convidou as crianças para ajudar a descarregar os ramos de pinho que estavam no carro pastoral e serviriam para a confecção da Coroa de Advento:
Criançada se divertiu com os ramos






Pastor Tiago agradecendo a ajuda das crianças
Já era noite quando as servas confeccionaram a coroa. Em breve, colocaremos fotos aqui para mostrar a vocês o quão bela ela ficou. Abaixo, o processo de confecção
Osiene, Aline e a confirmanda Jaicy preparando a coroa
Conheça um pouco mais sobre a importância e história da Coroa de Advento:



Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. 

Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade.

Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.

ADVENTO quer dizer tempo da chegada. O que era esperado se aproxima, está para acontecer, chegou a hora de se concretizar. Cada domingo de advento acendemos uma vela na coroa e lembramos:
  • 1ª vela: os profetas do AT que falaram da vinda e profetizaram o seu nascimento;
  • 2ª vela: João batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus;
  • 3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino;
  • 4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra.
A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei. Os RAMOS VERDES lembram a eternidade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário