segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ação de Graças



                Na próxima quinta-feira, cristãos do mundo todo celebrarão o Dia de Ação de Graças. Neste dia, os cristãos juntam suas mãos em oração de agradecimento a Deus pelas bênçãos que Ele derrama sobre suas vidas.
                Em alguns países, como nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day  é um feriado até mesmo mais importante e celebrado que o próprio Natal. Pessoas se deslocam de ponta a ponta do país para celebrar a data ao lado de suas famílias. O feriado mexe com toda a sociedade, do comércio à escola, do escritório à faculdade.
                Aqui no Brasil, este feriado quase não é conhecido da população. A maioria das igrejas nem seque celebra culto neste dia. Nem ao menos cita o fato no culto imediato após a data. Uma pena. O Dia de Ação de Graças significa muito para o ser humano. E quer ensinar muita coisa também.
                A ingratidão é uma das piores manifestações que uma pessoa pode fazer. Receber algo de forma gratuita e nem ao menos dizer-se “Muito obrigado!” fere uma parte muito mais abissal daquele que ajudou: fere a própria alma.
                Pois a ingratidão tem sido uma das marcas dos nossos tempos. Desde favores grandiosos, como dar comida, roupas e até mesmo ajudar num problema pessoas até coisas simples, como ceder o lugar na fila do caixa do banco, a gratidão está cada vez mais difícil de ser reparada. É mercadoria escassa no mercado da vida.

                Se não há gratidão uns para com os outros, quer dirá gratidão para com Deus. “Afinal de contas” – pensam alguns – “nada de bom acontece na minha vida, recebo pouco, ando de ônibus, tenho brigas em casa... O que tenho para agradecer?” – é o pensamento de muitas pessoas amarguradas e tristes, que vagam por aí achando que foram esquecidas de todo.
                Aos olhos do ser humano, o pensamento acima até que faz sentido. Afinal de contas, num mundo tão individualista como o nosso, o pensamento geral é “cada um por si e Deus contra todos”.
                Porém, Deus jamais abandona as pessoas que o amam e confiam nele. Até mesmo para aquele s que não estão nem aí para Deus ele permite que coisas boas aconteçam. Ele abençoa, protege, defende, livra. E até mesmo quando chega a morte na vida de uma pessoa, em ela crendo em Jesus Cristo, o filho de Deus, a Vida Eterna nos Céus é o destino daquele que passou dessa para aquela que é muito melhor. Ou seja, sob qualquer prisma, sempre há o que agradecer a Deus.
                Muitas pessoas vão à igreja nos dias atuais somente para pedir. Pedir carro, dinheiro, bom emprego. Enfim, a tal prosperidade é o artigo religioso mais requisitado nos dias de hoje. Porém, as pessoas têm esquecido que o primeiro movimento do cristão em ir à igreja não é pedir. É, sim, dar graças a Deus pelas bênçãos – em especial a bênção de ser chamado de filho de Deus. Agradecer a Deus é o primeiro movimento que Ele espera de você e de mim. E, convenhamos, é o mínimo que como seus filhos e filhas podemos fazer a um pai tão amoroso como o Pai nosso que está nos Céus.
                Dê graças a Deus nesta quinta-feira. Mais que tudo pare, reflita e identifique as grandes bênçãos que Deus tem feito na tua vida. Agradeça a Ele simplesmente pelo fato de você existir e existir também uma esperança. Afinal, agradecer sempre faz o dia do Pai dos Céus mais alegre!

Um comentário:

  1. É verdade pastor, que texto tocante! Dou graças a Deus por tudo e todos os dias! vania

    ResponderExcluir