SEGURANÇA PARA SUA VIDA!
Você se sente seguro? No seu dia a dia, você vivencia momentos de tranquilidade? Ou você tem medo de sair à rua? Tem medo de deixar seus filhos brincarem na rua, mesmo que de dia? O que traz mais medo para você? Bandidagem? Tráfico de drogas? Assalto? Medo de assassinato, como aconteceu com a família da advogada que morava no Jardim Equatorial?
Hoje em dia, eu e você, cada vez mais, procuramos segurança para nossa vida. Não é à toa que as lojas que vendem materias de segurança, como câmeras, cercas elétricas, interfones e similares têm vivenciado cada vez mais um aumento em suas vendas. Cada vez mais precisamos passar o cadeado em nossas portas para nos precavermos. Estes dias, uma irmã da igreja me comentou que, cada vez que sai de casa, precisa trancafiar cada frestinha, cada janela, cada porta, passando um cadeado. A propósito: ela é moradora da zona norte da capital e já teve sua casa assaltada.
Ter segurança é o que todos nós queremos. Evitar a violência para conosco e com a nossa família é um objetivo de todos nós. Por isso recorremos a subterfúgios que podem evitar, coibir ou ao menos inibir a ação de bandidos em nossas vidas.
No salmo 16, composto pelo rei Davi, vemos que ele declara que somente em Deus ele encontra segurança. E o salmista não quer apenas dizer no aspecto físico ou material. Davi ressalta que em todos os níveis da vida a única segurança efetiva que temos é em Deus, o Pai de Jesus Cristo.
No versículo 1º. do salmo, o rei de Israel ressalta que tudo o que vem de bom para sua vida provêm do Deus Eterno. Já no versículo 5, o que é motivo de segurança para o salmista é o fato de que o seu futuro está nas mãos de Deus e é Ele quem dirige sua vida. Tudo isso para Davi é motivo de segurança, de conforto, de saber que pode contar com o Deus Eterno como fiel ajudador.
Os conselhos de Deus trazem segurança. Sua Palavra, a Bíblia, nos mostra o caminho que precisamos trilhar para vivermos em segurança e afastado do mal. Aliás, “livra-nos do mal” é um dos pedidos que Jesus nos ensinou a fazer na oração-modelo que é o Pai Nosso.
Um dos piores sentimentos da vida humana é a insegurança. Viver inseguro, com medo do que pode acontecer é um tremendo assombro para nossa alma. Pior ainda é viver espiritualmente inseguro. É horrível não saber em quem confiar, não saber o que pensar, a quem seguir. Por isso que o salmista Davi, neste salmo 16, chama a nossa atenção: somente Deus tem as palavras que levam à vida. E essa vida não é somente a nossa vida neste mundo, mas principalmente a vida eterna, junto de Cristo, nos Céus. Por mais que alguma coisa possa vir a acontecer conosco ( a coisa mais certa que receberemos nessa vida é a morte, só não sabemos como ela será), Davi garante que Deus dá a vida eterna a quem segue as palavras de Deus e se deixa guiar pelo amor de Jesus.
Se você sofre de intranquilidade, jogue sobre Jesus o seu sofrimento e deixe que ele tome conta do seu coração. Neste salmo em destaque, o 16, vemos vários atributos de Deus que nos aliviam as cargas pesadas de nossa vida: Deus é quem nos guarda, ele é nosso Senhor (e a palavra Senhor, neste contexto, significa que Ele é nosso “dono”), nosso futuro está em Suas mãos, Deus é nosso conselheiro, está ao nosso lado e nos protege da morte eterna, que é a ida para o inferno.
Não devemos deixar de passar o cadeado em nossas portas nem de trancar o nosso carro. Se tivermos a oportunidade de colocarmos uma cerca elétrica, melhor ainda. Porém, segurança plena e espiritual, somente em Jesus. Deixe que ele seja o “cadeado” da sua vida. Deixe Jesus tomar conta de você. Com Ele é segurança garantida tanto pro corpo quanto pra alma!
"Um dos piores sentimentos da vida humana é a insegurança", concordo plenamente Pastor Tiago, tanto que nas universidades brasileiros vemos vários profissionais estudando o medo, tendo-o desvendá-lo e encontrando formas de tratamento. Para nós cristãos, Deus é um importante alicerce, pois quando o medo vem e quer nos tirar dos eixos, a vida santificada vem nos recolocar no lugar certo: à sombra do senhor. Abraço Luizão
ResponderExcluir