segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Casamento faz bem à saúde!


Casamento faz bem à saúde. É o que diz a reportagem de capa da revista VEJA de 25 de agosto deste ano. Segundo VEJA, “a instituição mais antiga da história da sociedade é também a que mais se transformou nas últimas décadas. Encarada com clareza, porém, ela pode ser uma imensa fonte de satisfação e felicidade”.  A revista continua dizendo que o casamento está em alta no Brasil, tendo registrado o número de 960.000 casamentos em 2008. E, apesar do aumento de 13% número de divórcios, cerca de 17% das novas uniões em 2008 envolviam pessoas que eram divorciadas. Isso significa que, apesar de toda dor e do trauma da separação, muitas pessoas estavam investindo no casamento novamente. A reportagem traz ainda que “a convivência entre homens e mulheres é boa para ambos. Estatísticas canadenses indicam que os homen casados vivem em média sete anos mais do que os que nunca se casaram – e as mulheres, três anos mais. Estudos sugerem ainda que um bom casamento diminui os riscos de câncer, artrite, ataques cardíacos e até de demência”.
            Na verdade, a reportagem só confirma o que a Bíblia sempre falou, mas sempre foi muito questionado pelo ser humano pecador. Deus, desde o começo do mundo, destinou o homem para a mulher e a mulher para o homem e os abençoou, dando-lhes a oportunidade de serem fecundos e terem filhos. Por causa do pecado, o relacionamento entre homem e mulher foi afetado, mas nunca impossibilitado. Assim, o casal que busca a Deus tem ainda mais ajuda para poder viver em paz e com solução para os conflitos e problemas diários. Se você já é casado, continue a se esforçar para viver o amor que Deus dá a você. Se você ainda não casou, tenha como objetivo fazê-lo, lembrando-se sempre de que, para um casamento feliz e bem sucedido, é preciso ter Deus como base do casal e Cristo como o principal exemplo de amor.
            O casamento feliz e bem sucedido não é aquele onde não há problemas, brigas e discussões. O casamento bem  sucedido é aquele onde há o perdão, o diálogo e a ajuda mútua para vencer os problemas e encarar o desafio. Casar faz bem à saúde. Casar pedindo a bênção de Deus para a união, então, é melhor ainda!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Você sofre de stress?


Stress parece ser  o mal do momento. Nunca se falou tanto em pessoas que sofrem de  stress  (ou estresse em português) como no final do último milênio e na presente década em que vivemos. A correria louca do dia a dia, a pressão que só aumenta no mercado de trabalho, a concorrência bruta que todos têm de enfrentar, as mazelas da vida que cada dia têm se tornado piores.
                Você sofre de estresse? Provavelmente sim. Eu também sofro. Muitas vezes, o estresse consegue nos estragar o dia todo. Consegue nos levar a paciência com os filhos, o carinho com a esposa, o ser simpático com os vizinhos e até mesmo a vontade de ser aturar olhando no espelho.
Existem dois tipo s de estresse: o positivo e o negativo. Isso mesmo! O estresse pode ser positivo para nossa vida. Ele é positivo quando serve de energia para nos motivarmos para o trabalho. Em doses pequenas, o estresse é aquela responsabilidade boa que temos com os nossos compromissos, que nos motivam a dar o melhor de nós, seja no trabalho, na família ou nos estudos.
                Porém, o que afeta a maioria das pessoas é o estresse negativo. Isso acontece quando as pessoas não conseguem lidar com os compromissos e pressões da vida. Fortes cargas emocionais são os fatores preponderantes para o estresse negativo. Pressão do chefe, problemas com as esposa, educação e criação dos filhos, mercado de trabalho... Tudo isso faz com que a pessoa sinta-se pressionada e angustiada, sem contar ansiosa e deprimida. Assim, se não soubermos lidar com estas situações da vida da maneira correta, o acúmulo de tudo isso pode nos jogar na lona e aí, então, a pessoa passa a ter problemas de saúde física e mental, precisando urgentemente de um médico bem como de uma reavaliação de todas as relações e atitudes em sua vida.
                Como anda a sua vida? Como você tem estado? Muito estressado? Se a resposta é sim, então algo ou algumas coisas estão erradas na sua vida.  É preciso você repensar sua vida e como você lida com os diversos acontecimentos que ela tem. Mas tenho uma boa notícia pra você!
                A boa notícia é que Deus quer te ajudar a aliviar o estresse. Ele quer te dar todo o suporte de que você necessita para poder lidar com mais calma e tranquilidade com as situações da sua vida. Confie em Deus. Jesus Cristo mesmo disse: “Venham a mim todos vocês que estão estressados e eu os aliviarei”. Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele e o mair ele vai fazer por você. Em Deus, temos ajuda para os tempos mais estressantes da nossa vida. Junte as mãos ou abra a Bíblia. A solução está à porta; está ao alcance da oração!

Se você quer mais informações sobre como enfrentar e vencer o estresse, entre em contato conosco pelo 3242-9366 e receba gratuitamente em sua casa material sobre como lidar com essa situação!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conselho Distrital em Castanhal, 70km de Belém, no Pará

Pastor Conselheiro Valdir Klemann conduziu os trabalhos.
Nos dias 31.07 e 01.08, o pastor Tiago esteve representando a nossa Congregação na 1a. reunião anual do Conselho Distrital do Distrito Pará Norte. O evento ocorreu nas dependências da Congregação Luterana de Castanhal, cidade a 70 km de Belém, onde a Congregação Luterana do Bairro Guamá, em Belém, mantém uma missão.









O estudo teológico ficou ao encargo do pastor de Paragominas, PA, Rev. Iromar Schreiber, que falou da importância da liturgia luterana na vida congregacional da Igreja. Ressaltou o bom senso na hora de escolher músicas bem como ponderou sobre a importância da centralidade em Cristo de toda liturgia. Apontou ainda para o fato da liturgia ser um todo em si mesma e não apenas pedaços separados unidos num papel.






No sábado à tarde, os participantes do Conselho foram às ruas próximas ao templo, testemunhar o amor de Cristo com panfletos e convites para as atividades que a Igreja Luterana realiza em Castanhal.







O pastor Tiago foi às ruas com o tesoureiro do Distrito, sr. Luiz Boenemann, gaúcho que mora há 24 anos em Tailândia, no Pará. Ambos aprovaram a experiência e puderam ter contato com os vizinhos da Igreja. O fato inusitado foi que, na mesma área, haviam jovens de uma outra igreja evangélica fazendo panfletagem, o que estimulou os dois ainda mais a testemunharem o amor de Cristo!






No domingo pela manhã houve o culto distrital, com cerca de 40 pessoas presentes. O culto contou com o Rev. Adriel Rodrigues, de Belém, como liturgista, assessorado pelo pastor-estagiário de Castanhal Olmar Norenberg. Quem proferiu a mensagem foi o Rev. Valdir Klemann, conselheiro distrital (veja foto abaixo).









O texto utilizado como base para a mensagem do pastor foi Colossenses 3.1-11 e o tema do seu sermão foi "O que é o mais importante para você?".



Para finalizar, a representante distrital da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Polyanna Melo, trouxe uma reflexão em forma de devocional. Com base no texto de Lucas 13.1-17, onde Jesus lava os pés dos seus discípulos, a jovem levou os participantes a refletir sobre a liderança e o servir dentro da igreja. Como você vê na foto ao lado, duas pessoas iam ao altar para que uma lavasse as mãos da outra, em sinal de humildade e serviço ao próximo. Quem permanecia na roda, cantava hinos cristãos.


O fato curioso foi que o estagiário, Olmar, estava vestido rigorosamente igual ao nosso Conselheiro Valdir. O que será que Olmar estava querendo? Cogita-se que, com a saída do pastor Adriel do distrito, o pastor Klemann passará a ser o orientador de Olmar até o fim de seu período de estágio. Será que há algum interesse por trás de uma vestimenta igual?

:)

Ainda no tom de brincadeira, muitos foram os que acharam o pastor-estagiário de Castanhal  A CARA do Conselheiro. Será que o pastor Valdir trouxe seu irmão mais novo para o distrito só para aprová-lo?

No fim, a confraternização e a alegria tomaram conta do encerramento do Conselho, que contou com uma deliciosa feijoada feita pelas servas do Dpto. de Servas de Castanhal.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

QUANTO VALE UMA VIDA?

Você pode visualizar este texto diretamente no site do jornal A Gazeta, onde temos uma coluna. Acesse: http://www.jornalagazeta-ap.com/index/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=67

Para alguns médicos em Belém e em Fortaleza, uma vida vale pouco mais de mil reais, segundo a reportagem que o Fantástico mostrou no último domingo. Segundo o programa da Globo, a indústria do aborto já alcançou mais de 5 milhões de mulheres em todo o Brasil. Ainda segundo uma pesquisa mostrada no mesmo programa, o procedimento cirúrgico que carece de internação mais realizado pelo SUS no Brasil entre 1995 e 2007 é o de finalização do processo de abortamento. O Fantástico mostrou que, apesar de ser crime, o aborto por qualquer motivo é praticado livremente por médicos e clínicas em todo o Brasil. E pasmem: policiais militares, em Belém, fazem a segurança de uma das clínicas que pratica o crime.
Que o aborto é feito em todo o Brasil, mesmo que de forma clandestina e contra a lei, todos sabemos. Porém, o que mais me chamou a atenção é a frieza como o procedimento é tratado pelas pessoas que oferecem o tal serviço de abortamento. Médicos que estudaram para zelar pela vida, realizam indistintamente milhares de abortos todos os anos, movidos certamente pela ganância ao dinheiro A reportagem mostrou a frieza e a naturalidade com que o cardápio de preços é mostrado de acordo com cada procedimento para interromper a gravidez. Em outras palavras, a vida humana já tem até preço de tabela e vale pouco mais de mil reais. Em alguns lugares, até menos.
A fé crista diz que a vida não tem preço. Ela fala que cada ser humano é muito valioso para Deus. Ainda de acordo com o que a fé cristã crê, o ser humano recebe o sopro da vida, aquele mesmo que Adão e Eva receberam, já no momento da fecundação. Assim, o ser humano começa a existir quando o espermatozóide encontra um óvulo e o fecunda. Assim, para os cristãos, em momento algum da gravidez o aborto é aceito porque, desde o primeiro segundo da fecundação até o momento do parto, já existe um ser humano na barriga da mulher. Por isso, dizemos que a vida não tem preço e precisa ser protegida. A Bíblia traz inúmeros exemplos apontando que, já no ventre de sua mãe, mesmo que um ser, uma substância ainda sem forma, Deus já conhece aquele ser que foi gerado e este mesmo Deus quer que esta criança venha ao mundo. No caso de João Batista, o Espírito Santo já estava com ele no ventre de sua mãe. Sem contar que vemos no Antigo Testamento Deus pedindo aos israelitas para que cuidassem da vida do próximo. Deus expressa isso através do quinto mandamento: "não mataras".
Se você está grávida, zele pela vida do ser que está dentro de você. Mesmo que a gravidez seja, digamos assim, indesejada, há uma vida no seu útero. Um ser humano está ali, inocente, querendo vir ao mundo. O milagre da vida aconteceu com você. Aquele ser humano que já está ali não tem culpa de nada e merece ser protegido de todas as formas possíveis. Para nós cristãos, abortar, mesmo que com poucas semanas de gestação, é o mesmo que tirar a vida de uma criança com dois, três ou dez anos. Consideramos o aborto um assassinato assim como o é tirar a vida de um ser humano em qualquer idade de vida. A gravidez não é culpa do feto, mas sim de quem o gerou. Assim, não é justo que este mesmo feto pague pelas conseqüências dos outros.
A vida não tem preço e pertence a Deus. Se ele nos concedeu, não nos compete tirá-la, mas sim preservá-la e promovê-la. Cristo é o Senhor da vida. Com ele, apesar dos erros que cometemos em nossas vidas, podemos ter perdão e direção certa para tomarmos as decisões éticas de uma maneira acertada. Diga conosco não ao aborto e sim à vida. Sim ao milagre da criação. Sim à valorização do maior presente dado por Deus ao ser humano.